Logotipo da Sociedade dos Amigos da Fundação Zoo-Botânica

Você está em: Página Inicial > Projetos > Projeto da Caatinga

Apresentação

Início do Conteúdo

Projeto da Caatinga

Projeto CaatingaO projetoEducação para Conservação da Caatinga no Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte teve como objetivo conhecer e divulgar a importância do bioma Caatinga por meio da valorização de suas belezas e riquezas biológicas e culturais. Em 2002 foi selecionado como projeto Educacional modelo pelo Programa Investindo na Natureza, organizado pelo BGCI (Botanic Gardens Conservation International), Earthwatch e WWF, com patrocínio financeiro do HSBC. O prêmio pela seleção do projeto foi uma verba de R$ 81.572,69, que foi totalmente utilizada em sua execução.

Desenvolvido em Belo Horizonte e em municípios do norte e nordeste do estado de Minas Gerais, o projeto teve como metas específicas o estudo e amostragem da vegetação da Caatinga mineira; o cultivo de espécies de interesse científico e ecológico; a elaboração de um programa de conservação para espécies ameaçadas e endêmicas; e a implantação de uma proposta educacional, com a identificação e divulgação das riquezas e peculiaridades regionais.

Para as comunidades que vivem nas áreas de Caatinga, buscou-se sensibilizar e divulgar a riqueza natural da vegetação local, contribuindo para as relações de uso e ocupação sustentável e sua conservação.  Foram desenvolvidos atividades e materiais educativos destinados a professores, estudantes, grupos comunitários e entre outros.

Com a experiência adquirida nas viagens e pesquisas, e com os materiais coletados, foi ambientada a estufa da Caatinga, de forma didática, atraente e interativa, onde o visitante vivencia as inter-relações sócio-ecológico-culturais da região.  Esta estufa é hoje o espaço mais apreciado pelos visitantes no Jardim Botânico.

A equipe que elaborou e executou o Projeto era composta de profissionais de três departamentos da Fundação: Jardim Botânico, Educação Ambiental e Jardim Zoológico. Tendo contado também com a participação de funcionários de outros setores da Fundação.  Foi o maior projeto integrado já realizado na história da Fundação.  Para sua viabilização foi essencial a participação da Sociedade de Amigos da Fundação Zoo-Botânica, que fez com competência a gestão administrativa e financeira, proporcionado a agilidade necessária ao projeto e permitindo o uso eficiente dos recursos.

Resultados

O projeto foi realizado entre abril de 2003 e setembro de 2005.  Neste período a equipe do projeto “Educação para Conservação da Caatinga” realizou quatro expedições as áreas selecionadas, nos vales dos rios São Francisco e Jequitinhonha, percorrendo um total de 10.500 Km.  Somando-se os trabalhos realizados no campo e na Fundação, foram desenvolvidas as seguintes ações:

  1. Aquisição de mapas cartográficos do norte e nordeste do estado de Minas Gerais;
  2. Produção de material educativo: 01 painel, 410 cartazes, 5.000 folhetos, “kit” de frutos secos e sementes e pranchas sobre anatomia de plantas suculentas;
  3. Contato com moradores de comunidades locais e das áreas de influência;
  4. Contatos com Instituições ambientais, Prefeituras Municipais e outros;
  5. Visitas a escolas locais e desenvolvimento de atividades educativas para 478 estudantes e 35 professores;
  6. Palestras ministradas para 208 pessoas das comunidades locais;
  7. Coleta de 123 plantas para cultivo;
  8. Coleta de 129 plantas para inclusão no Herbário do Jardim Botânico;
  9. Coleta de frutos e sementes para incrementar as coleções do Jardim Botânico e para a produção de material educativo;
  10. Doação às escolas e órgãos públicos de 15 exemplares da publicação "Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga/MMA” ;
  11. Aquisição de material bibliográfico e documentário “Patrimônios da Caatinga” (filme) da STV/SP, sobre a Caatinga Nordestina;
  12. Aquisição dos dois computadores e uma impressora;
  13. Início da montagem do banco de imagens sobre a Caatinga: 576 fotografias;
  14. Elaboração do projeto arquitetônico e construção de um quiosque multimídia (uma das contrapartidas da Fundação) junto à estufa da Caatinga;
  15. Criação de Programa Multimídia sobre o bioma Caatinga, que foi instalado no quiosque;
  16. Ambientação completa e inauguração da estufa de Caatinga no Jardim Botânico;
  17. Produção e publicação do Caderno do Educador: Caatinga mineira: na escassez de água, vida em abundância”;
  18. Produção e impressão do guia de visitação da estufa da Caatinga.

 

Galeria de fotos >

 

< Voltar

SOCIEDADE DE AMIGOS DA FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BELO HORIZONTE
Av. Antônio Francisco Lisboa, 2600 Serrano - CEP: 31365-770
Desenvolvido por Feira Modderna